Sustentabilidade, Integridade e Dados Abertos: Conheça três documentos essenciais para a governança e o desenvolvimento no CFC

Comunicação CFC

Ao longo dos últimos meses, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou atualizações em dois importantes documentos e aprovou outro – inédito – para garantir que a instituição continue evoluindo nos aspectos da governança e do desenvolvimento institucional. As atualizações se deram no Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) e no Plano de Integridade, enquanto o Plano de Dados Abertos (PDA) teve sua primeira versão aprovada na 1.113ª reunião plenária ordinária, realizada em 13 de novembro.

Para a diretora executiva do CFC, Elys Souza, os três instrumentos são fundamentais para o fortalecimento da transparência, eficiência e responsabilidade no Sistema CFC/CRCs. “Juntas, essas diretrizes solidificam a confiança na gestão e impulsionam o CFC rumo a um futuro mais transparente e sustentável”, entende.

O PLS é um instrumento fundamental para promover práticas de sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos. Trata-se de um relatório, elaborado a cada dois anos, que estabelece diretrizes para a gestão ambiental e econômica no âmbito do Sistema CFC/CRCs, buscando reduzir desperdícios, otimizar o consumo de materiais e energia, além de implementar medidas que minimizem o impacto ambiental das atividades.

“Um PLS consistente como o nosso reflete o compromisso do CFC com a responsabilidade socioambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável no exercício da contabilidade. Além disso, através dele nós ratificamos a promoção de uma cultura organizacional que privilegie o uso racional dos recursos e a redução de impactos ambientais” destaca Elys.

Já o Plano de Integridade é uma iniciativa fundamental para assegurar a transparência, a ética e a conformidade nas atividades da entidade. Atualizado anualmente, o documento visa estabelecer mecanismos de prevenção, detecção e remediação de irregularidades, garantindo que os procedimentos internos estejam alinhados com as normas legais e regulatórias. Através de medidas que incentivam a conduta ética e o combate à corrupção, o Plano de Integridade fortalece a credibilidade do Sistema CFC/CRCs, protegendo a instituição e os profissionais que dela fazem parte.

Sobre a atualização do Plano de Integridade, a diretora aponta que ele “reforça de modo fundamental o compromisso do CFC com todos os valores da ética e da governança, estabelecendo diretrizes claras para a conduta profissional e prevenindo irregularidades”.

Dados Abertos

Por último – e não menos importante – a criação do PDA simboliza um passo importantíssimo para a promoção da transparência e da participação social no âmbito do CFC. Com a abertura de dados, o Conselho facilita o acesso da sociedade a informações relevantes sobre suas atividades, possibilitando o acompanhamento e a fiscalização das ações da instituição.

Para Elys, além de atender às exigências da legislação de acesso à informação, o PDA fomenta a cultura da transparência, permitindo que cidadãos e profissionais contábeis acessem informações de forma clara e objetiva, fortalecendo a governança e a confiança no sistema CFC/CRCs. “O Plano de Dados Abertos representa um avanço significativo na democratização do acesso à informação, permitindo que profissionais da contabilidade e a sociedade acompanhem de forma transparente as ações e dados públicos. Assim, nós – enquanto instituição – fomentamos uma cultura de prestação de contas e participação cidadã”, conclui Elys.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.





Fonte

Outras Notícias