CP Casp realiza última reunião do ano para planejamento das próximas atividades

Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

O Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP Casp) reuniu seus membros na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, nos dias 4 e 5 de dezembro, para a realização de sua 68ª reunião, a última deste ano.

A comissão é responsável por trabalhar com a regulamentação das Nomas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) para o setor público, a partir dos padrões da International Public Sector Accounting Standards (IPSASB). No encontro, foram encaminhadas demandas relacionadas à revisão das normas publicadas no manual (hand book) de 2024, divulgado recentemente pelo organismo, e às sugestões do Comitê para os processos de consulta pública abertos pelo IPSASB – Exposure Drafts (ED) 90 e 92.

A perspectiva do trabalho do grupo com as normas é positiva, segundo o coordenador operacional do CP Casp, Alex Fabiane Teixeira. “Em nosso planejamento para o próximo ano, estamos com a proposição de rever todas as normas que foram publicadas em 2024, na expectativa de que, ao final de 2025, estejamos com as normas atualizadas, em observância com o término do mandato do presidente Aécio. Queremos fazer uma grande entrega em novembro de 2025”, afirmou.

Também foi um tópico da reunião a pesquisa apresentada no 10º Fórum de Contabilidade Governamental da América Latina (FOCAL), realizado em El Salvador em setembro, que indicou um panorama geral sobre o andamento da implementação da contabilidade pública nos países da América Latina e Caribe. O grupo analisou e debateu os resultados do estudo. “Chegamos à conclusão de que o Brasil que está bem avançado nas implementações das normas contábeis internacionais. Como temos a atuação do CFC para editar, regular e implementar as normas internacionais, isso facilita a adoção pela União, estados e municípios, diferente do processo de outros países”, explicou o coordenador adjunto do CP Casp, Wellington do Carmo Cruz.

Entre os demais temas dialogados na reunião, abordou-se ainda o Circuito Técnico e a importância de estabelecer um calendário para as próximas edições do evento. Nesse sentido, os membros do Comitê definiram os temas e painelistas a serem apresentados no próximo semestre.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.





Fonte

Outras Notícias